Rinoplastia

Rinoplastia ou cirurgia do nariz busca uma melhora estética do nariz em relação ao rosto. Pode ser tanto de aumento como de diminuição. A cirurgia melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial.

O procedimento também pode corrigir dificuldade respiratória causada por problemas estruturais no nariz.

Quando se utiliza apenas a anestesia local com sedação, o paciente pode deixar a clínica após 12 horas. Nos casos de anestesia geral são 24 horas de internação.

Pode ser utilizada a anestesia local com sedação, quanto a geral, dependendo do caso.

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS

Antes da operação não utilizar, durante um mês, nenhum tipo de substâncias ou produtos que devam ser inalados. Nos dias anteriores à cirurgia é conveniente realizar exercícios respiratórios como tapar o nariz e inspirar e expirar suavemente pela boca.

Duas semanas antes e depois da cirurgia, não tomar aspirina ou outros medicamentos que contenham salicilatos. Na semana anterior à operação, recomenda-se praticar a respiração com o nariz tampado (pode-se colocar, em casa, algodão nos orifícios nasais durante umas duas horas). Isto facilita o pós-operatório.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

É normal que apareçam edemas e inchaços, mas somem em 20 dias, geralmente. Muito cuidado deve ser tomado com traumas nos dois primeiros meses, pois como pode ser feita a fratura dos ossos nasais, se o nariz sofrer um grande impacto os ossos podem ser deslocados. A exposição ao sol deve ser evitada.

PERGUNTAS FREQUENTES

Os resultados são definitivos?
Sim, o resultado da cirurgia é definitivo. Porém o nariz continua sofrendo alterações com o passar do tempo, por causa do envelhecimento.

É possível escolher o formato do nariz?
Não. É importante respeitar a harmonia do rosto antes de mudar o nariz, apenas ela pode dar vasão à um formato adequado para o nariz. O cirurgião vai analisar qual o melhor procedimento visando o não desequilíbrio da estética da face. Além disso, a espessura da cartilagem e o tipo de pele do paciente influenciam o tamanho e a forma do nariz.

Após a rinoplastia, a respiração sofre alguma alteração?
No pós-operatório a respiração incomoda sutilmente, mas vai melhorando com o passar dos dias.

Há riscos na cirurgia?
Toda cirurgia envolve algum tipo de risco, que pode ser minimizado se todos os cuidados forem tomados.

Cirurgia Plástica

Mente

Corpo

Cirurgia Plástica
Banner image

Mama

Cirurgia Plástica
Banner image

Face

Cirurgia Plástica
Banner image

Outros

Cirurgia Plástica
Banner image